• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Queda de cabelo no pós-parto – Por Dra. Sabrina Talarico

Cabelo é assunto unânime entre as mulheres! Seja pela tendência de um corte ou uma cor nova, dicas de produtos ou até mesmo pela queda de cabelo em determinados momentos de vida.

 

É um assunto que adoramos falar, pois já passamos por todas as fases: o cabelo durante a gestação, a queda de cabelo no pós-parto, momentos de estresse e por aí vai.

Pedimos para a super dermatologista (e mãe), Dra. Sabrina Talarico, falar um pouco mais sobre a queda de cabelo no pós parto e as perspectivas de melhora desse problema que é tão comum para as mamães!

queda cabelo sabrina

Apesar de não desempenharem nenhuma função vital no ser humano, os cabelos tem um importante impacto psicológico no indivíduo (nas mulheres, então, nem se fale) sendo o seu aspecto, quantidade e qualidade alvo de muitas dúvidas e de procura por tratamentos no consultório.

É muito comum recebermos pacientes desesperadas com a queda do cabelo no pós-parto. Na maior parte das vezes se trata de uma condição absolutamente normal, esperada e benigna: o eflúvio telógeno.

Todos os cabelos passam por um ciclo evolutivo que compreende 3 fases: uma fase de crescimento, uma fase de “parada”, e uma fase em que ocorre a queda (conhecida como telógena).

O eflúvio telógeno portanto acontece quando, por algum motivo, mais fios entram na fase de queda juntos. Isso pode ocorrer como consequência de várias alterações como doenças tireoidianas, anemia, após cirurgia de grande porte ou doença sistêmica grave, uso de alguns medicamentos e no pós-parto entre outras.

Na gestação temos uma situação muito particular com a produção de diversos hormônios, esta condição especial faz com que a fase de crescimento dos cabelos se prolongue. (muitas mamães devem ter percebido que os cabelos ficaram especialmente bonitos durante a gravidez).

Quando o bebê nasce há uma queda brusca da produção hormonal, os fios, que estavam “estacionados” na fase de crescimento, passam para a fase telógena, de queda.

A fase telógena dura cerca de 3 meses, por isso a queda aumentada começa a ser percebida após este intervalo.

O prognóstico é muito bom! Estes fios estão apenas seguindo seu curso natural e serão repostos. 95% dos casos apresentam recuperação espontânea em até 12 meses sem necessidade de tratamento algum.

É muito importante consultar um dermatologista para que ele possa fazer o diagnóstico correto e, como vimos, tranquilizar esta mãe para que esta não seja mais uma preocupação em um período tão delicado e sensível como os primeiros meses da convivência com o bebê.

Dra. Sabrina Talarico

Dra. Sabrina Talarico

Fonte: http://www.promovidaamae.com.br/queda-de-cabelo-no-pos-parto-por-dra-sabrina-talarico/

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário