• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Toxina botulínica e preenchimento: perguntas e respostas

Toxina botulínica e preenchimento são os procedimentos mais realizados

Nós recebemos algumas perguntas em nossas redes sociais sobre os procedimentos mais realizados: toxina botulínica e preenchimento.

Por isso, hoje você confere algumas das perguntas e as respectivas respostas.

Indicações da toxina botulínica e preenchimento

A aplicação de toxina botulínica é o procedimento mais realizado nos consultórios dermatológicos.

E nós estamos falando de um produto muito versátil, usado para o tratamento das rugas do terço superior da face (olhos, testa, glabela), mas será que pode ser aplicada em outras áreas faciais?

A grande questão é que no terço superior os resultados são 100% efetivos.

Nos terços médio e inferior, a aplicação é mais delicada e os resultados mais irregulares.

Porém, há uma queixa que pode ser tratada com a toxina e com grande sucesso: o sorriso gengival.

Nós aplicamos a toxina em pequenos pontos e conseguimos reduzir a elevação do lábio superior na hora do sorriso, expondo menos a gengiva.

Além disso, no terço inferior, existe um músculo chamado platisma, que vai da região da clavícula até a parte inferior da face e que contribui para o envelhecimento, porque ele puxa a face para baixo.

Então, a toxina pode ser aplicada nos feixes platismais, diminuindo sua potência e a força que ele exerce no contorno da região mandibular.

Também existe uma técnica em que podemos aplicar a toxina em alguns pontos na mandíbula, para que se tenha uma elevação nessa área, pelo enfraquecimento do platisma.

Também existem indicações não relacionadas à estética:
– hiperidrose (suor excessivo)
– neuralgia pós-herpética

Já o preenchimento é indicado quando há perda de volume ou necessidade de uniformização e harmonização das proporções da face.

 

Você já conhece os benefícios do fio de sustentação facial? Então clique aqui e saiba mais!  

 

Toxina pode ser usada para afinar o rosto?

O masseter é um músculo muito potente que temos na região da mandíbula.

Muitas pessoas sofrem de bruxismo e até enxaqueca, pela tensão e força aplicadas nessa musculatura, o que podemos reduzir com a aplicação da toxina botulínica.

Além disso, existe uma questão de hipertrofia desse músculo, que deixa o rosto mais largo, mais quadrado, com um aspecto mais masculinizado.

Daí também a aplicação da toxina para paralisar essa musculatura e, assim, afinar o rosto, deixando-o mais ovalado.

Preenchimento labial

Um lábio bem preenchido, com um procedimento bem feito, é natural e completamente imperceptível.

E essa é uma questão bastante importante, porque temos visto na mídia muitos exageros.

A questão é promover uma melhora no aspecto da região, seja na hidratação, nas linhas e rugas, nas assimetrias ou até no volume perdido com o processo de envelhecimento, mas sem exageros.

Preenchimento no lóbulo da orelha

Com o tempo e o envelhecimento, vamos sofrendo uma perda de volume, um afinamento e uma queda do lóbulo da orelha, o que pode afetar o uso de brincos, além de contribuir para o aspecto de envelhecimento.

Para isso, podemos lançar mão dos preenchimentos também nessa área, o que muitas pessoas não sabem. É um procedimento super rápido e com um resultado incrível.

Além disso, é uma região sem movimento, por isso a duração do efeito é bastante longa, mais do que na face.

Como escolher o preenchedor?

Hoje em dia temos um leque bastante amplo para a escolha dos produtos que vamos usar, se apenas um preenchedor, se um preenchedor que também tem efeito bioestimulador ou apenas um bioestimulador.

Em princípio, anos atrás, nós trabalhamos muito com os preenchedores, que preenchem os defeitos que queremos reduzir, como o próprio nome diz.

Entretanto, eles evoluíram muito ao longo do tempo e hoje temos uma gama enorme de opções, o que nos possibilita tratar mais áreas e queixas.

Como preenchedor, o ácido hialurônico ainda é o melhor e mais utilizado. Mas também temos a hidroxiapatita de cálcio.

Ela possui características um pouco diferentes e, geralmente, ela é opção quando queremos um pouco mais de firmeza e sustentação, além de preenchimento apenas, como no arco da mandíbula, por exemplo.

Além de seu efeito preenchedor, ela também atua como bioestimulador de colágeno, ao lado do ácido polilático.

Isso significa que eles promovem uma maior produção de colágeno por parte do organismo.

Existem cuidados específicos após a aplicação de toxina?

A recomendação sobre como agir após a aplicação da toxina também sofreu alterações ao longo do tempo em que a toxina vem sendo utilizada.

No final dos anos 90 existia essa ideia de que não podia movimentar a área tratada.

Depois de algum tempo, a recomendação mudou e passou a ser a de movimentar bastante a região nas primeiras 4 horas, de forma a acelerar o processo de internalização da toxina.

Também já houve a recomendação de que não se poderia deitar após o procedimento, mas esse mito caiu com o desenvolvimento de estudos, a melhoria da técnica e da prática de aplicação da toxina.