• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Use filtro solar

O Brasil é um país tropical que aprecia o visual de pele bronzeada. Mas, com a redução da camada de ozônio, quem não se proteger pode ter sérios problemas de pele e até um câncer.

É o que alerta o médico dermatologista Dr. Sérgio Talarico, da Talarico Dermatologia. Ele conta que é fundamental usar filtro de proteção solar diariamente e reaplicá-lo de três em três horas. Além disso, alerta que o FPS 30 é o mais indicado. “O filtro deve ser reaplicado constantemente. Não é uma tarefa fácil, mas uma necessidade para se evitar um câncer de pele, cada vez mais comum”, conta Dr. Sérgio Talarico.

Portanto, para quem gosta de uma pele bronzeada o cuidado deve ser redobrado. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam o câncer de pele como o mais incidente no Brasil. O principal vilão desse tipo de câncer são os raios ultravioleta.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento destes tumores, principalmente a faixa raios ultravioleta B, com maior incidência entre 10 e 16 horas. “O ideal é aproveitar o sol da manhã, até as 10 horas ou do final da tarde, após às 16 horas”, explica Dr. Sérgio.

O médico complementa que o filtro solar deve ser aplicado em todas as áreas da pele expostas e reaplicado a cada duas horas. Ele é fundamental para todos os tipos de pele, inclusive nos dias nublados, pois os raios solares atravessam as nuvens e atingem a pele.

“O efeito do sol é cumulativo. Pode aparecer algum sintoma por volta dos 40 anos de alguém que tomou sol ainda na infância. Em 90% dos casos, o câncer de pele é provocado pela exposição excessiva ao sol, qualquer pinta com a borda irregular deve ser analisada por um médico especialista.”, conclui Dr. Sérgio.

O câncer de pele se caracteriza pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas. Conforme a camada afetada, formam-se diferentes tipos de câncer. Os principais são os carcinomas basocelulares, os espinocelulares e os melanomas. Dos três tipos comuns, o melanoma é o mais perigoso, embora represente apenas 5% dos casos. O melanoma é o tumor com maior probabilidade de ocasionar uma metástase, ou seja, de se espalhar por outras partes do corpo. Se o melanoma é descoberto no início, ainda há chances de cura. O diagnóstico precoce é uma importante forma de prevenção da doença.

A Talarico Dermatologia está situada na Vila Clementino (SP) e possui em seu quadro médico cinco profissionais com título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Todos possuem sólida formação científica e participam anualmente de seminários e congressos no Brasil e exterior.

Dr. Sérgio Talarico é chefe da disciplina de dermatologia geral da Escola Paulista de Medicina e coordenador do setor de cosmiatria e da unidade de cosmiatria, cirurgia e oncologia do departamento de dermatologia da Universidade Federal de São Paulo.

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário