• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Manifestações dermatológicas causadas pelo HIV

O dia 01 de Dezembro foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde como a data para a celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no Brasil, este dia é comemorado desde 1988. Conforme mencionado anteriormente, esta doença debilita o sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento de doenças oportunistas. Dentro do contexto dermatológico, é importante destacar que nossa pele muitas vezes serve como um alerta para a presença infecciosa do HIV, podendo apresentar indícios para o diagnóstico precoce da doença. Pensando nisso, listamos abaixo as principais dermatoses que podem, ou não, serem desencadeadas pela presença do vírus causador da Aids.

Logo que há o contato com o vírus, os indivíduos podem apresentar um pródromo da doença, febre leve, perda de peso, dores no corpo e linfonodomegalia generalizada (aumento de gânglios pelo corpo), manchas avermelhadas pelo corpo e descamação.

Já com a evolução da infeção para a fase de doença, os pacientes podem apresentar o que chamamos de doenças oportunistas. São doenças sistêmicas infecciosas que, por encontrar um sistema imune debilitado, podem apresentar gravidade e disseminação como histoplasmose, criptococose entre outras.

 

  • Molusco Contagioso: É uma infecção viral muito comum em crianças  que pode apresentar um quadro mais exuberante nos portadores de hiv. São pápulas discretamente avermelhadas com uma depressão central, em geral assintomáticas.

 

  • Herpes Simples: É uma manifestação viral e se caracteriza pelo aparecimento de, pequenas bolhas agrupadas em forma de cacho de uva, sobre placa avermelhada Geralmente surge na região dos lábios e região genital. Em portadores de HIV esse quadro pode ser mais intenso e recorrente.

 

  • Herpes zoster: Reativação do vírus da catapora (varicela zóster) pode ocorrer quando há alguma queda da imunidade. As lesões assemelham-se as do herpes simples quadro de herpes simples, mas seguem o trajeto de um nervo, podendo estar associado a dor.

 

  • Dermatofitose (Micoses): É uma manifestação fúngica que pode infectar a pele e as unhas. Caracteriza-se por placas de bordas elevadas e avermelhadas formando círculos e apresentando coceira. Pode acometer qualquer parte do corpo.

 

  • Candidíase oral: É uma manifestação fúngica e uma das mais comuns em pacientes infectados pelo HIV. Caracteriza-se pelo surgimento de placas esbranquiçadas em toda a mucosa da boca, podendo até mesmo chegar ao esôfago. Muitas vezes pode ser a indicação de que a infecção progrediu para doença e pode ser necessária a instituição de tratamento.

 

  • Dermatite Seborréica: Trata-se de uma doença crônica que afeta grande parte da população, popularmente conhecida como “caspa”. Em pacientes infectados pelo HIV , os sintomas são mais graves, podendo apresentar lesões inflamatórias e hiperceratósicas. As regiões mais propensas para o surgimento desta dermatose são as áreas com maio produção de sebo como face, tronco e couro cabeludo.

 

  • HPV: É uma manifestação viral causada pelo Papilomavírus humano e se caracteriza pelo surgimento de múltiplas verrugas, planas ou vulgares ou. Mais uma vez, nos pacientes portadores de hiv o quadro pode ser mais intenso, com lesões maiores ou em maior quantidade.

O HIV não tem cara, gênero ou classe social, por isso todos devemos nos proteger, sempre! Evite o compartilhamento de objetos cortantes e faça sempre o uso de preservativos durante o ato sexual. Prevenir é melhor do que remediar.

Sabemos que hoje, com o avanço da medicina, mesmo que um indivíduo seja portador da doença, existem uma série de medicações que permitem que ele viva uma vida normal. O combate ao preconceito, a disseminação de informações sobre a doença e a prevenção são os pilares desse movimento tão importante. Compartilhe este post com seus amigos e familiares, vamos levar a conscientização para o maior número de pessoas possível.

 

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário