• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Dezembro Laranja – O que é o Câncer de Pele?

Pessoal, durante o mês de Dezembro, dedicado a conscientização sobre o Câncer de Pele, iremos preparar semanalmente posts informativos para vocês. Com a chegada do verão, a preocupação com este tema torna-se primordial. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – Inca, todos os anos surgem cerca de 180 mil novos casos. O Dezembro Laranja visa trazer para a população brasileira informações sobre a doença, os principais tratamentos, a importância do diagnóstico precoce e as melhores práticas preventivas.

 

Tipos de câncer de pele:

 

Não melanoma

 

  • Carcinoma basocelular: este é o tipo de câncer de pele mais incidente, se desenvolve nas células basais, que se localizam na camada superior da pele, caso descoberto precocemente, apresenta altos índices de cura. Este tipo de câncer geralmente acomete regiões corporais que ficam mais expostas à radiação solar, como a face, orelhas, pescoço, ombros e couro cabeludo.

 

  • Carcinoma espinocelular: segundo tipo mais incidente entre os existentes. Neste caso, o câncer se desenvolve nas células escamosas, que estão presentes na maior parte das camadas superiores da pele. Pode acometer qualquer região do corpo, porém é mais propenso a se desenvolver naquelas expostas diretamente à radiação solar, como a face, orelhas, pescoço, ombros e couro cabeludo. A pele nessas áreas apresentam características de danos causados pela exposição solar sem fotoproteção.

 

Melanoma

 

  • Este é o tipo de câncer de pele menos incidente, porém é o que apresenta mais risco à vida, caso detectado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%. É originado e desenvolvidos nos melanócitos, células produtoras de melanina. As regiões mais propensas para o surgimento do câncer de pele do tipo melanoma são as pernas, no caso das mulheres, os troncos, no caso dos homens, pescoço e face em homens e mulheres.

 

Na semana que vem falaremos sobre as causas e fatores de risco que podem possibilitar e desencadear o aparecimento do câncer de pele. Continuem nos acompanhando!

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário