• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Câncer de pele

Câncer de pele: previna-se!

O câncer da pele é o câncer mais frequente de todos e sua incidência vem aumentando a cada ano.

A doença acontece pelo crescimento anormal e descontrolado de camadas da pele e, de acordo com o tipo celular, ele é dividido em três grupos principais.

O mais frequente de todos é o carcinoma basocelular, felizmente ao menos agressivo, apresentando, geralmente, crescimento apenas no local.

O segundo lugar fica com o carcinoma espinocelular. Seu potencial invasivo é um pouco maior.

Esses dois também são chamados de cânceres de pele não-melanoma. Eles têm uma relação muito bem definida do aumento do seu risco com a exposição solar.

O melanoma é o menos frequente, mas também é o mais temido. Ele é muito agressivo, pode se espalhar para outros órgãos com metástase muito cedo.

A melhor arma que temos é a prevenção e o diagnóstico precoce.

O melanoma, quando tratado bem no início, tem uma chance de cura de mais 90%.

A prevenção inclui todo um comportamento de proteção solar: uso de filtro solar, tanto no dia a dia como em situações de exposição maior; uso de roupa, chapéu, óculos escuros e o seguimento anual com o dermatologista são indispensáveis para todos, principalmente nas pessoas de pele mais clara.

O aparecimento de pintas novas ou que se modificam com o tempo, assim como feridas que não cicatrizam devem ser alerta para procurar o dermatologista o quanto antes.