Menopausa: como a pele é afetada?

Menopausa gera uma série de alterações no organismo feminino

Na menopausa acontece uma série de mudanças no organismo da mulher.

Com a queda dos hormônios, há uma forte tendência de ressecamento da pele como um todo, então ela se torna mais flácida, menos túrgida e menos viçosa.

Nesses casos, é preciso fazer uso de hidratantes com frequência, tanto no rosto quanto no corpo.

Mas esse ressecamento também afeta a região íntima e o dermatologista pode ajudar!

Região íntima

Ocorre uma diminuição importante da lubrificação, o que pode provocar:
– irritação na mucosa,
– ressecamento,
– dor na relação sexual,
– infecção urinária de repetição,
– perda urinária.

Todos esses sintomas afetam demais a qualidade de vida da mulher.

Mas existe tratamento para esse problema.

Atuando em conjunto com o ginecologista, o dermatologista pode aplicar o laser para melhorar essa síndrome pós-menopausa.

Entretanto, é fundamental que a mulher esteja com a saúde ginecológica em dia para a realização do tratamento.

O tratamento

O protocolo de tratamento é de 3 sessões de laser, feitas mensalmente.

Com ele é possível reduzir sensivelmente a perda urinária que acontece por esforço, ao tossir, espirrar, dar risada, pegar peso ou fazer exercício físico.

É indicado, inclusive, para mulheres que não podem ou não querem fazer reposição hormonal.

É uma forma também de prevenir as infecções urinárias de repetição que o ressecamento provoca.

O tratamento é indolor e o espéculo é similar àquele utilizado nos exames ginecológicos, aplicado diretamente na mucosa vaginal.

Por fim, a única recomendação após o tratamento é de que se evite relações sexuais por 7 dias, mas a mulher pode trabalhar, ir à academia e retomar normalmente suas atividades diárias após a sessão.

Os resultados podem ser esperados após cerca de 2 meses da última aplicação.

Outras consequências da menopausa

Como dito anteriormente, a pele como um todo sofre com o ressecamento e não apenas a região íntima.

Os cabelos também podem ficar mais finos e ressecados.

É importantíssimo consultar o dermatologista para que ele cuide dessas questões também e melhorar a qualidade de vida da mulher na menopausa e depois dela.

Se você ficou com alguma dúvida ou se interessou pelo laser íntimo, entre em contato, venha fazer uma consulta e saber se esse tratamento pode ser indicado para você também.