Acne da mulher adulta: o que é?

Acne da mulher adulta tem tratamento?

A acne da mulher adulta é um problema que afeta muito a autoestima e qualidade de vida nessa fase e que tem se mostrado cada vez mais frequente. Mas por que ela surge?

Primeiramente, a acne é a doença mais prevalente na dermatologia, mas sua incidência na mulher adulta se dá por três situações são possíveis:
– a mulher que teve acne na adolescência e que tem a persistência das lesões até a fase adulta;
– mulheres que têm acne na juventude, recebem o tratamento, têm uma boa evolução, porém uma recidiva com agravo na idade adulta;
– mulheres que jamais sofreram com acne e que, na idade adulta, repentinamente desenvolvem o quadro.

Aliás, a acne da mulher adulta tem características distintas daquela que vemos na adolescência.

Enquanto nos adolescentes as lesões se concentram mais na zona T da face, ou seja, área frontal e centro facial, na mulher adulta nós temos o que chamamos da área U, que pega o arco da mandíbula, o mento e até o pescoço.

As lesões são inflamatórias, eritematosas, avermelhadas, papulosas, infiltradas e bastante dolorosas, em muitos casos.

Muita gente acha que é normal ter acne na adolescência, mas isso não é verdade.

A acne é extremamente comum, super frequente, mas não é natural.

Causas da acne nessa fase da vida

A acne tem um impacto muito maior na vida da mulher adulta e tem se mostrado cada vez mais frequente.

Entre as causas, podemos elencar alterações hormonais, que são parte do processo.

Hoje nós reconhecemos que provavelmente existe um fator de hereditariedade, alguma predisposição geneticamente determinada.

Além disso, fatores como tabagismo, obesidade e a vida cada vez mais estressante da mulher também podem estar relacionados.

Outra correlação pode estar na síndrome de ovários policísticos, quando é possível estabelecer essa relação hormonal.

Mas saindo dessa causa, as alterações hormonais são difíceis de detectar, porque até agora não temos exames específicos.

Você sabia que a menopausa acarreta alterações na pele e nos cabelos? Clique aqui e saiba o que fazer!

Como tratar a acne da mulher adulta?

Da mesma forma que se apresentam essas particularidades no aspecto clínico, temos diferenças com relação ao tratamento.

Assim, nas mulheres adultas, com maior frequência, vamos lançar mão de tratamentos por via sistêmica. E existem drogas que podem beneficiar bastante o processo.

Muitas vezes é importante que o dermatologista trabalhe junto ao ginecologista, que pode fazer toda a checagem hormonal e o acompanhamento desta paciente.

É importante que o tratamento seja feito, para prevenir os riscos de sequelas cicatriciais, que são as mais temíveis em todo processo de acne.

Se você é uma mulher adulta e tem apresentado um quadro de acne, saiba que a solução está junto ao dermatologista, então agende uma consulta e venha tratar a sua pele.