Toxina botulínica para neuralgia pós-herpética

Toxina botulínica pode ser usada no tratamento da dor causada pelo herpes zóster

A toxina botulínica, tão conhecida e utilizada para o tratamento de rugas de expressão, possui também diversos usos medicinais.

Um deles, sobre o qual você vai saber mais hoje, é no controle da neuralgia pós-herpética.

Essa é uma dor alucinante que acomete pessoas portadoras de herpes-zóster.

A neuralgia, uma dor do tipo neural, que compromete o nervo, é uma dor brutal, a ponto de a pessoa não conseguir suportar sequer o toque da vestimenta na área que está comprometida.

O que é o herpes-zóster?

O herpes, na verdade o vírus da catapora, que a gente tem quando criança, fica alojado na raiz dorsal do nervo e, quando a gente tem uma queda da imunidade, esse vírus pode acordar.

Isso não quer dizer que a pessoa seja imunodeprimida, mas a queda da imunidade acontece progressivamente ao longo da vida. Por isso o herpes-zóster é mais comum em indivíduos mais velhos.

Uma vez que o vírus acorda nesse gânglio neural, ele gera um processo inflamatório.

No início a gente vai ter o quadro clássico do herpes-zóster, que são aquelas vesículas, pequenas bolhas que, em geral, seguem o trajeto do nervo onde o vírus estava alojado.

É importante que a pessoa procure logo um médico, de preferência um dermatologista, quando essas vesículas aparecerem, a fim de tratar precocemente esse quadro.

O objetivo do tratamento precoce é realmente evitar a principal complicação, que é a neuralgia pós-herpética.

Como fica a pele da mulher na menopausa? Clique aqui e saiba como cuidar dela nessa fase.

A neuralgia pós-herpética

Essa dor é realmente alucinante e o problema é quando ela se torna residual, quando esse processo inflamatório traz um comprometimento ao nervo, no qual a dor persiste.

A pele vai cicatrizar, as vesículas vão desaparecer, mas o problema é a pessoa ter uma dor que é extremamente rebelde, que não responde a qualquer medicação, que não responde aos analgésicos comuns.

Então temos que usar algumas medicações específicas, alguns antidepressivos e anticonvulsivantes que têm ação no nervo.

Mas ainda assim, temos muitas dificuldades de tratar, porque os medicamentos têm efeitos colaterais, como a sonolência.

Então, ajustar a dose dessas medicações às vezes é difícil.

E aí surge a toxina botulínica, uma alternativa muitas vezes resolutiva e definitiva para este problema.

Logo que iniciamos o uso, os resultados foram surpreendentes.

Com uma aplicação que é relativamente simples, claro que tem que ser bastante precisa, é possível dar um alívio fantástico para o paciente.

Tecnicamente falando, o tratamento consiste em você ter a diluição adequada do produto e mapear exatamente a dor, a sensibilidade do paciente.

Depois o dermatologista vai ter uma técnica de injeções, que vão ser feitas intradermicamente e que vão conseguir atuar bloqueando o estímulo pelas fibras neurais aferentes que conduzem a dor.

A toxina tem uma ação em que ela impede a liberação desses mediadores inflamatórios que fazem essa resposta inflamatória recorrente.

O acometimento cutâneo é autolimitado, ou seja, aquelas pequenas bolhas vão durar cerca de 7 dias, vão evoluir para crosta, que são aquelas casquinhas, e vai evoluir sem cicatriz.

Muita gente pergunta sobre a transmissão do vírus. Então, quando tem lesão vesicular, com líquido saindo, está na fase de transmissão. O grande problema aí é ter contato, por exemplo, com crianças que ainda não tiveram catapora.

Aumento de casos

Pode parecer muito técnico isso tudo, mas a prevalência do herpes-zóster tem sido crescente e, mais cedo ou mais tarde, você vai ouvir alguém falando que está sofrendo com a doença.

Além disso, mesmo no meio médico, esse ainda não é um tratamento tão conhecido e divulgado.

O mais importante é prevenir. Existe vacina para o herpes-zoster na rede particular é super importante que seja ela é recomendada acima de 60 anos.

Outra forma de prevenção da neuralgia pós-herpética é o diagnóstico precoce do herpes- zoster e o tratamento correto. Essa é a única coisa que pode minimizar a chance dessa neuralgia pós-herpética.

Se ela já aconteceu, é importante consultar um dermatologista e se certificar se a toxina botulínica é indicada ou não para o caso.