• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Queimadura solar – Por Dra. Sabrina Talarico

Queimadura solar. Como prevenir? Como agir?

No verão precisamos ter atenção redobrada com a queimadura solar! Gente, esse assunto é muito sério!

Manter e até mesmo intensificar os cuidados com o sol, é um dos itens principais para essa estação do ano tão aguardada… Nada de queimadura solar!

Pedimos para a nossa colaboradora, dermatologista, Dra. Sabrina Talarico, da Talarico dermatologia, explicar como prevenir as queimaduras solar e como agir caso tenha cometido um deslize….

Consciência e disciplina são as palavras chaves para o combate aos danos à pele!

Agora no verão são mais frequentes as queixas de queimadura solar no consultório.

As causas principais são:

Aplicação inadequada do filtro:

Como falha na passada deixando áreas desprotegidas: algumas regiões são comumente esquecidas como dorso dos pés, atrás dos joelhos, orelhas e até a linha de divisão do cabelo! Acredite esse esquecimento ás vezes custa caro! (a dor e ardência são intensas)

 Falta de reaplicação:

A reaplicação deve ser feita a cada duas ou três horas. Mas notem: se você caprichou nas passadas e ainda assim ficou vermelho é um sinal claro de que apesar dos seus esforços (e se não fosse assim com certeza teria sido muito pior) infelizmente o cuidado NÃO foi suficiente.

Exposição em excesso.

Devemos manter a atenção nos dias muito quentes, mas vale lembrar que por vezes os dias nublados com mormaço são até mais perigosos pois acabamos “relaxando” com os cuidados e recebendo doses grandes de radiação!

O risco é maior nas crianças e nos indivíduos de pele mais clara, principalmente nos que tem cabelos e olhos claros também.

A queimadura é uma reação aguda com aparecimento de vermelhidão, inchaço, dor e por vezes até bolhas. O quadro pode demorar algumas horas após a exposição para aparecer e atinge seu máximo em 12-24 horas. Pode durar alguns dias, até que a vermelhidão começa a diminuir e a pele começa a ressecar e descamar. Se a exposição for mantida esse intervalo de aparecimento pode diminuir.

O estrago está feito! E agora como agir?

Para diminuir o desconforto é útil fazer compressas frias no local e manter a hidratação (tanto ingerindo bastante líquido como no uso de cremes hidratantes),  se apenas isso não for suficiente existem cremes antinflamatórios e analgésicos orais, mas atenção! Nunca passe nada sobre a queimadura sem orientação do seu dermatologista! Algumas “soluções caseiras” podem agravar e muito o quadro!

Nos casos mais graves pode ser necessário drenar as bolhas fazer uso de antibióticos e até recorrer a hospitalização se a desidratação for muito intensa.

Além de tudo isso sabemos que a queimadura solar intermitente (ficar ardido a cada verão por exemplo) aumenta o risco de câncer de pele.

Por isso sempre reforçamos a adoção de um COMPORTAMENTO de proteção:

Uso de filtro (pelo menos 30 repassando a cada 2-3 horas)

Procurar proteção de sombras/barracas

Vestuário (chapéu, camiseta, óculos escurão)

Evitar o pico de sol (10:00 as 15:00)

Para ter mais informações sobre filtros, como melhorar a proteção e até sobre como reparar os danos causados pela queimadura procure seu Dermatologista.

Fonte: Promovida a Mãe 

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário