• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Mãos: como cuidar bem delas na pandemia?

Mãos precisam de cuidados especiais 

As mãos são o nosso assunto de hoje. É uma questão importante, queixa de vários pacientes nas teleconsultas e também questionamentos frequente de familiares e amigos.

Primeiro é preciso entender os fatores que podem gerar as lesões cutâneas nessa fase e depois vamos ver como a gente pode minimizar esses efeitos e o desconforto.

Lesões nas mãos

Estamos todos em casa, realizando mais tarefas domésticas do que nunca e seguindo as orientações que nos deram, ou seja, lavando as mãos insistentemente.

É claro que em contato com sabonetes, detergentes e o álcool em gel a pele acaba sofrendo.

Pode surgir irritabilidade, vermelhidão, descamação e até fissuras, pequenos cortinhos.

Essas são as apresentações do que os dermatologistas chamam de eczema das mãos.

É importante ressaltar essas medidas são super importantes na redução da transmissão do coronavírus e por isso elas devem ser mantidas.

Como cuidar das mãos?

Sempre que possível a gente deve optar pela limpeza das mãos com água e sabão, deixando o álcool em gel só para situações específicas, por exemplo quando a gente estiver fora de casa.

Outro erro que é bastante comum é que algumas pessoas, na ausência do álcool em gel, acabam utilizando o álcool líquido, um produto que é muito mais irritante e pode acabar piorando o ressecamento.

Para os produtos de limpeza de casa como água sanitária e demais desinfetantes o ideal é que a gente use luvas ao manipulá-los. O mesmo vale para aquela pia cheia de louça.

Ainda assim, com todos esses cuidados, a pele pode sofrer, então é muito importante que seja feita uma hidratação entre uma lavagem e outra.

Essas medidas parecem simples, mas são bastante importantes porque podem evitar casos mais graves de eczema.

Por que não interromper a higienização?

O que acontece quando a mão está muito machucada é que as lavagens podem ser dolorosas e muitas vezes a gente acaba evitando.

Isso sim se torna um problema, porque aumenta a chance de contrair o vírus.

Então é importante sim manter a lavagem das mãos repetidas, de preferência com sabonetes neutros, mais próximos do ph da pele, e caprichar no uso de hidratantes entre cada lavagem.

Se ainda assim, com todos esses cuidados, a sua mão estiver incomodando, estiver muito ressecada, com machucados, procure seu dermatologista.

Tem muita gente que ainda está com medo de sair de casa e nesse caso você pode optar pela telemedicina.