• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Gordura localizada tem tratamento?

 

Gordura localizada: conheça o Coolsculpting

Gordura localizada é um problema que incomoda todo mundo. Se isso te limita, impede de usar alguma roupa ou de fazer alguma atividade, hoje você vai conhecer uma tecnologia que pode te ajudar a tratar essa queixa.

Há um movimento crescente e super importante atualmente que tenta quebrar com os padrões dos corpos, aquele padrão que diz que o corpo deve ser de um determinado jeito.

Esse movimento é super válido, é importante, mas isso não quer dizer que você não possa ficar contente com seu padrão, com o seu corpo.

Você pode criar o padrão que te faz feliz e por isso a gente vai falar de uma tecnologia que pode melhorar bastante algumas gorduras localizadas, o Coolsculpting.

Como funciona?

A grande sacada que os pesquisadores conseguiram descobrir é que a célula de gordura é mais sensível ao frio do que as outras células.

Quando ocorre o congelamento, a gordura cristaliza ali dentro e o nosso organismo reconhece essa célula como se fosse um corpo estranho e acaba eliminando essa gordura através do nosso próprio sistema de defesa.

Por isso que o tratamento com Coolsculpting é seguro, não tem risco de aumento de colesterol, nem risco cardiovascular. E por isso também que demora um pouco para que o resultado apareça, cerca de 2 meses.

Então essa gordura que foi tratada vai sendo limpada aos poucos pelo sistema de defesa, carreada pelo sangue até o fígado, metabolizada e eliminada. Isso vai acontecendo no decorrer de 2 a 4 meses.

Assim acontece a destruição da gordura pelo Coolsculpting, que é uma criolipólise.

Como é feito o procedimento?

O passo a passo do paciente na clínica é o seguinte:

  • pesagem;
  • fotos padronizadas para comparativo;
  • colocação da manta que vai proteger a pele durante a sessão;
  • colocação da ponteira;
  • resfriamento;
  • massagem.

As ponteiras fazem um vácuo, prendem a pele da região como se fosse um beliscão.

Quando é ligado o resfriamento, o paciente pode até sentir uma sensação de gelado, que dura alguns minutos, mas depois logo fica meio anestesiado mesmo, depende da ponteira.

Cada uma necessita de um tempo específico de aplicação que varia de 35 minutos a 2 horas.

Quando termina o tempo determinado pela ponteira a gente tira o vácuo e é feita uma massagem, que é muito importante para o resultado final do tratamento.

São dois minutos de massagem e essa é a única horado tratamento que pode ser um pouco desconfortável, porque está meio formigando, meio dormente, um pouco sensível.

Após esses dois minutos de massagem o paciente pode ir embora, sem necessidade de cuidados específicos ou repouso.

É possível tratar gordura localizada em áreas pequenas. Clique aqui e saiba sobre o Cool Mini. 

Dói durante ou depois?

Dor é algo muito particular, mas durante a aplicação é bem tolerável.

A imensa maioria dos pacientes sentem um desconforto no dia que é feito o tratamento e no dia seguinte. Esse desconforto é parecido com uma dor muscular após um exercício físico.

Pessoas mais sensíveis dizem que essa dor perdura por mais alguns dias, mas não é nada insuportável, é bem tolerável e o paciente pode seguir com a rotina normalmente, sem restrições.

O que precisa ser feito depois do tratamento?

Muitas pessoas perguntam se há algo que pode ser feito para ter melhores resultados, algum tipo de massagem ou de exercício.

Mas não tem nada cientificamente comprovado que ajude no resultado depois da sessão. Não tem nada proibido e nada que a gente recomende obrigatoriamente depois.

A pessoa precisa emagrecer antes de fazer o procedimento?

Não obrigatoriamente. Inclusive é importante ressaltar que Coolsculpting não é um tratamento para emagrecimento.

A gente pesa o paciente antes e depois da sessão e, geralmente, não vê diferença na balança.

Isso é feito para o paciente ver que o resultado na redução da gordura está vindo da mudança que o Coolsculpting trouxe e não de uma possível perda de peso.

O próprio nome do equipamento fala isso, trata-se de mudar o contorno corporal, esculpir o corpo e não eliminar peso.

O tratamento já foi contraindicado para pacientes que tinham uma obesidade muito importante, porque daí a gente não ia ver resultado, mas não é obrigatório a pessoa perder peso antes do tratamento, exceto nesses casos excepcionais.

O tratamento aumenta a flacidez?

Os criadores do aparelho já pensaram sobre isso quando eles começaram a tratar braços, porque essa é uma região em que, normalmente, se tem flacidez associada à gordura localizada.

Eles pesquisaram muito isso e, principalmente por causa do mecanismo da destruição da gordura pelo Coolsculpting, que envolve um processo inflamatório, não há aumento de flacidez.

Isso porque esse processo inflamatório estimula a produção de colágeno. Normalmente a gente vê uma melhora da qualidade da pele e não contrário.

Inclusive a ponteira que a gente usa para tratar papada já foi liberada nos Estados Unidos pelo FDA para tratamento de flacidez da região do pescoço.

Quantas sessões são necessárias?

Isso a gente avalia caso a caso, depende muito de cada paciente, por isso a avaliação é indispensável, porque ela é de fato individualizada.

As indicações podem variar, inclusive o tipo de ponteira, quantas ponteiras são indicadas para cada pessoa, isso é totalmente diferente.

Mas, para ter uma ideia, a gente vê que a maioria das pessoas têm um resultado muito interessante com uma única aplicação em cada uma das regiões.

A gente tem uma redução de entre 25 a 30% do volume da área tratada com um único tratamento.

Pacientes com o abdômen mais volumoso, por exemplo, podem precisar de mais de uma sessão para que cheguem ao resultado final que desejam, embora com um primeiro tratamento eles já fiquem felizes com o resultado.

Isso tudo é visto e comunicado na avaliação do paciente, então agende o seu horário e venha saber se o Coolsculpting é indicado no seu caso.

E se você ficou com alguma dúvida sobre esse tratamento para a gordura localizada, entre em contato com a nossa equipe e venha saber mais!