Convivendo com a Psoríase

Sabemos que as pessoas convivem com a Psoríase sofrem com preconceito e exclusão por parte da sociedade, segundo a pesquisa CLEAR (Clear Psoriasis Patient Survey), o Brasil é o segundo país que apresenta maior preconceito contra a doença no nível moderado e grave. De acordo com a pesquisa, 96% da população acometida pela doença já sofreu humilhação e discriminação.

O medo de perder emprego, os términos de relacionamento, a repressão do contato íntimo e a presença do bullying no dia a dia, são situações vivenciadas dentro da realidade de quem convive com esta patologia. A Psoríase, se não tratada, pode desencadear outras doenças, como: depressão, ansiedade, obesidade e hipertensão.

Os dados apresentados são alarmantes, e a limitação para a execução de atividades rotineiras é muito presente na vida de quem tem a Psoríase. O tratamento correto pode ser um grande aliado para o combate a esta realidade, pois minimiza lesões e sintomas, fazendo com que a pessoa se sinta melhor, aprendendo a lidar com a doença de acordo com as orientações médicas.

A conscientização sobre a doença é a melhor saída. Quanto mais pessoas souberem, melhor será a convivência com a doença, que é muito mais comum do que o imaginado. Amanhã falaremos sobre o Dia Mundial da Psoríase, como foi instituído e o que visa. Estamos chegando ao final de nossa série, não deixem de acompanhar.

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.