• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Toxina botulínica

Toxina botulínica: você tem medo dela?

 

A toxina botulínica é nosso assunto de hoje.

Você já tem rugas na face que incomodam? As pessoas perguntam se você está zangado, de mau humor, bravo ou amargurado? Isso acontece por culpa dessas rugas.

Talvez elas ainda sejam iniciais e você perceba que elas ocorrem pela contração dos músculos faciais. Essa são as chamadas rugas dinâmicas.

A repetição constante e continuada desse movimento, porém, pode levar essas linhas a se tornarem mais importantes, mais fundas e até mesmo estáticas, ou seja, fixas e não mais dependendo da contração muscular.

A toxina botulínica é considerada “padrão ouro” no tratamento dessas rugas dinâmicas da face.

 

A história

Um pequeno grupo de médicos brasileiros iniciou os estudos com a toxina botulínica em 1997, entre eles o Dr. Sérgio Talarico.

Em julho do mesmo ano recebemos a visita dos Doutores Carruthers (Jean e Allister) no Congresso de Cirurgia Dermatológica, que ocorreu em Brasília. Eles foram os pioneiros na descrição do emprego da toxina botulínica com fins cosméticos em 1992.

Dois meses depois, em setembro, e também em Brasília o Dr. Talarico ministrou pela primeira vez no Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia uma palestra sobre a toxina botulínica, em substituição a um colega americano que não pode comparecer por falta de visto.

Desde lá foram muitos trabalhos e estudos clínicos que tivemos a oportunidade de realizar sobre o tema.

Flacidez facial? Trate com os fios de sustentação. Clique aqui e saiba mais sobre eles. 

 

A atualidade

Hoje a toxina botulínica é o procedimento mais realizado na dermatologia com fins estéticos. É mais conhecida como Botox, nome de uma das marcas comerciais de toxina.

No Brasil temos hoje 5 marcas comerciais, sendo que o Dr. Sérgio Talarico teve a oportunidade de conduzir trabalhos de protocolos de estudo junto a 4 delas.

Apesar de tudo isso, ainda é grande o número de pessoas que têm receio de se submeter aos tratamentos. E é fácil de entender alguns dos motivos que levam a isso.

 

Medo do tratamento

Em primeiro lugar vemos o número enorme de pessoas que apresentam um aspecto totalmente congelado e sem nenhuma expressão após a aplicação da toxina.

Outros apresentam aquela elevação das sobrancelhas que dão um ar de espanto ou susto ao rosto.

Temos também aqueles casos em que há uma queda das sobrancelhas, levando a um aspecto ainda mais pesado da face ou, no caso das mulheres, mais masculinizado.

Isso tudo faz com que as pessoas tenham medo de se submeterem a esse método de tratamento, mas, na verdade, o mais importante é a aplicação desse método.

Para que você consiga estar cada vez melhor o importante é que seja respeitado o princípio número 1 de qualquer tratamento estético: a naturalidade.

Você tem que estar bem, parecer bem, sem que ninguém saiba o porque disso ou o que há de diferente em você, sem que alguém imagine que você fez algum tipo de tratamento.

 

Quando iniciar o tratamento?

Outra dúvida frequente é sobre qual a idade ideal para se iniciar o tratamento com toxina botulínica. O tratamento não leva em conta a idade e sim a necessidade de cada pessoa.

Quando se fala em ação preventiva da toxina botulínica, o objetivo é detectar o momento em que os sulcos se tornarão estáticos, caso o tratamento não seja feito.

O conhecimento profundo da anatomia da face é o que diferencia a boa aplicação.

Nós, brasileiros, somos parte do grupo que sempre defendeu a obtenção de resultados naturais e hoje ficamos muito satisfeitos, porque nos congressos internacionais os colegas europeus e americanos finalmente se curvam a essa evidência também.